Inovações e discussões sobre a saúde da mulher marcam segundo dia da 30ª Jornada Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia
O Centro de Convenções de Teresina recebe a 30ª Jornada Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia, um evento de grande importância organizado pela Sociedade Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia (SOPIGO). Até o sábado (08), a jornada reunirá médicos, especialistas e estudantes para discutir e aprimorar a pesquisa e a assistência à saúde da mulher no estado do Piauí.
Com uma programação intensa, as discussões abordarão temas cruciais para a prática ginecológica e obstétrica, por meio de palestras, cursos, apresentações de trabalhos científicos e sessões de mentoria com especialistas renomados.
Pela manhã, temas como 'Gestação de Alto Risco' e 'Urgências Obstétricas' marcaram o evento. À tarde, os destaques foram 'Assistência ao Parto' e 'Prematuridade'. Tópicos críticos, como diabetes gestacional, uso de calculadoras de risco em obstetrícia e a diferenciação de condições graves na gestação, foram debatidos com os participantes. A palestra do Dr. José Paulo Guida, que abordou o uso das calculadoras de risco em obstetrícia, foi um dos pontos altos do evento.
“Conversamos sobre o uso dos biomarcadores na pré-eclâmpsia, além do uso de calculadoras de risco para essa condição, que é uma das mais prevalentes na obstetrícia e uma das que mais geram risco para a gestante. Discutimos que, com medidas simples, como o uso de sulfato de magnésio, diagnóstico adequado e controle da pressão arterial, é possível melhorar imensamente o cuidado dessas gestantes”, explicou.
As palestras de obstetrícia abordaram os temas 'Ginecologia na Prática do Consultório', 'Ginecologia Endócrina e Fertilidade', 'Climatério e Menopausa' e 'Dúvidas de Consultório'. Foram discutidos tópicos como condução de tumores pélvicos, sangramento uterino, tratamento de miomas, preservação da fertilidade, terapia hormonal, insuficiência ovariana prematura, alternativas para pacientes com contraindicação à terapia hormonal, tratamento da síndrome geniturinária pós-câncer de mama e manejo da síndrome metabólica no climatério.
O palestrante Dr. Leonardo Sérvio Luz, falou sobre a questão da ansiedade na saúde da mulher e sobre como e quando o ginecologista pode conduzir. “Há uma grande interface entre a ginecologia e a psiquiatria, especialmente no que diz respeito aos transtornos de ansiedade e aos transtornos de humor. No mundo pós-pandêmico atual, diversas especialidades médicas devem dialogar cada vez mais sobre as condutas médicas, visando o benefício dos nossos pacientes”, pontua.
A 30ª Jornada Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia é organizada pela Sociedade Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia (SOPIGO). Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer as últimas inovações na realização de eventos científicos locais, além de participar de uma variedade de atividades enriquecedoras, incluindo cursos, apresentações de trabalhos científicos, sessões de mentoria com especialistas renomados e palestras. Os interessados em participar podem fazer suas inscrições no Centro de Convenções de Teresina.