Trabalhos científicos de estudantes ganham espaço na 30ª Jornada Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia

Data: 08/06/2024
Imagem capa da notícia Trabalhos científicos de estudantes ganham espaço na 30ª Jornada Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia

Trazendo à tona estudos e pesquisas inovadores e relevantes, estudantes apresentaram trabalhos científicos na 30ª Jornada Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia na manhã deste sábado, no Centro de Convenções de Teresina. Os trabalhos abrangeram desde novas abordagens terapêuticas até melhorias no atendimento e prevenção de doenças ginecológicas e obstétricas.

Os trabalhos foram avaliados por um comitê de especialistas, e os melhores foram premiados, reconhecendo a dedicação e o potencial dos futuros profissionais da saúde. Um dos trabalhos apresentados, foi o das estudantes da UNINOVAFAPI, Nilsa Tajra, Odilea Ribeiro e Silmara Oliveira, abordou um tema de extrema relevância: o perfil das mulheres vítimas de violência sexual no Brasil.

“Os dados mostram que a violência sexual é um problema prevalente e uma questão de saúde pública que envolve várias profissões. Como futuras médicas, lidaremos com vítimas de abuso, muitas vezes cometido por pessoas próximas e familiares. É essencial entender esse fenômeno para atuar de forma eficaz e apoiar políticas públicas mais eficientes”, comentou a estudante Odilea Ribeiro.

As estudantes falaram ainda sobre a importância de apresentar suas pesquisas na Jornada. “É sempre muito gratificante participar da jornada, pois traz muitos aprendizados e temas atuais que levamos para a vida profissional. Como estudante de medicina, estar atualizado com as diretrizes e novidades nos ajuda a nos destacarmos em provas e discussões. Ter a oportunidade de conversar de igual para igual com profissionais renomados, mostrar casos, números e demonstrar domínio sobre os assuntos é uma forma de enriquecer nosso conhecimento” pontou Nilsa Tajra.

Karynnae Santos expressou sua satisfação com a jornada, destacando a importância das apresentações de trabalhos científicos. 'Estou muito feliz, acho que conseguimos conciliar palestras, cursos, apresentação de trabalhos científicos, e isso fomenta a jornada. É a partir de trabalhos científicos que tudo que estamos discutindo nesse evento chega até a prática diária e a melhoria de qualidade de vida, de saúde, de qualquer forma para nossas mulheres. Então, é a pérola do congresso e isso deve ser valorizado. Todos os anos fazemos isso e vamos continuar nessa atividade de incentivo à pesquisa,' afirmou Karynnae Santos.

A 30ª Jornada Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia é organizada pela Sociedade Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia (SOPIGO). Além das apresentações, a jornada oferece uma variedade de atividades enriquecedoras. Os participantes têm a oportunidade de participar de cursos especializados, sessões de mentoria com renomados especialistas e palestras que abordam as últimas inovações e tendências no campo da ginecologia e obstetrícia.