Normas dos Temas Livres

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

A Associação Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia (SOPIGO), unidade da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) publica o presente edital de submissão de trabalhos científicos para a seleção dos trabalhos a serem apresentados na 30ª Jornada Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia, que ocorrerá nos dias 06 a 08 de junho de 2024 em Teresina-Piauí-Brasil.

Áreas de abrangência: GINECOLOGIA e OBSTETRÍCIA.

1. INSCRIÇÃO

1.1. Os trabalhos submetidos devem ser originais e inéditos, não podendo ter sido apresentados em outros Congressos, Jornadas, Simpósios ou similares; nem publicados em periódicos científicos e devem estar rigorosamente em conformidade com o presente regulamento.

1.2. Os trabalhos, inéditos e de autoria de acadêmicos ou profissionais de saúde, devem ter orientação de um pesquisador, profissional da área e/ou professor universitário, com comprovação da titulação ou vínculo docente. Não serão aceitos trabalhos apenas com alunos entre os autores

1.3. Os resumos dos trabalhos devem ser enviados para seleção exclusivamente através do link: sopigo.com.br até às 23h59min do dia 11 de maio de 2024. Para submeter o trabalho, o autor principal deve estar obrigatoriamente inscrito no Congresso e com status da inscrição COMPLETA, ou seja, com inscrição PAGA.

1.4. A indicação dos autores, bem como do apresentador, deve ser feita no momento da submissão, de maneira específica, seguindo a seguinte ordem: autor principal, coautores, orientador. Os trabalhos deverão ser compostos por, no máximo, 1 (um) autor, 5 (cinco) coautores e 1 (um) orientador.

1.5. O ACEITE dos trabalhos será encaminhado ao site sopigo.com.br em 13/05/2024. Todos os autores devem estar obrigatoriamente inscritos até o dia 12/05/2024, exceto o orientador. *Em hipótese alguma haverá devolução do valor pago pela inscrição em caso de não aprovação do trabalho científico.

2. TRABALHOS CIENTIFICOS

2.1. Os trabalhos científicos serão classificados nas seguintes categorias:

• Artigos Originais, trabalhos completos prospectivos, experimentais ou retrospectivos, incluindo pesquisas, estudos qualitativos e estudos epidemiológicos. Manuscritos contendo resultados de pesquisa clínica ou experimental original.

• Relatos ou séries de Casos, de grande interesse e bem documentados do ponto de vista clínico e laboratorial. São considerados relevantes os relatos de caso raros ou de apresentação clínica atípica. O texto das seções Introdução e Discussão deve ser baseado em revisão bibliográfica atualizada. O número de referências pode ser igual ao dos trabalhos completos.

• Revisões Sistemáticas, Narrativas ou Integrativas, desde que cumprindo todos os itens de caracterização científica das mesmas, de interesse e relevância acadêmica.

• Não serão aceitas revisões simples de literatura ou Relatos de experiência.

• Os trabalhos que envolvem os dados do DATASUS dispensam a informação de número do CAAE. Os autores podem submeter os trabalhos sem essa informação e devem escrever no espaço essa justificativa. Atentar, neste tipo de trabalho, a recortes analisados e interessantes, e não simples tabelas de dados descritivos sem discussão fundamentada.

• O trabalho deve ser apenas (e exclusivamente) em português.

• Não há limite de trabalhos por autor.

• Preferencialmente, insira os nomes completos dos autores, sem abreviações.

• Trabalhos científicos que já tenham sido publicados em periódicos de qualquer natureza não serão aceitos

2.2. NÃO serão aceitas Revisões de Literatura e/ou Relatos de Experiência.

2.3. No momento da submissão, escolher a área de Ginecologia ou Obstetrícia.

3. REGRAS PARA ESTRUTURAÇÃO DOS TRABALHOS

3.1. O resumo deve ser redigido em português do Brasil, de acordo com as normas gramaticais e ortográficas em vigor. Para trabalhos completos, redigir um resumo estruturado, que deve ser dividido em seções identificadas: introdução, métodos, resultados, discussão e conclusões. O resumo deve conter as informações relevantes, permitindo que o leitor tenha uma ideia geral do trabalho e fazer a opção de grande área: Ginecologia ou Obstetrícia. Deve incluir descrição resumida de todos os métodos empregados e da análise estatística efetuada. Expor os resultados numéricos mais relevantes, e não apenas indicação de significância estatística. As conclusões devem ser baseadas nos resultados do trabalho e não da literatura. Evitar o uso de abreviações e símbolos. Não citar referências bibliográficas no resumo.

3.2. O título deve conter, no máximo, 250 caracteres (com espaços) e estar em caixa alta.

3.3. O corpo do resumo deve conter, no máximo, 2.500 caracteres (com espaços), divididos nos tópicos correspondentes à respectiva área temática:

Trabalhos experimentais:

▪ Introdução: indicar as informações relevantes sobre os antecedentes e objetivos do estudo, sendo que esses últimos devem estar incluídos no final da introdução;

▪ Métodos: indicar brevemente os métodos utilizados;

▪ Resultados: resumo dos resultados com detalhes suficientes para argumentar a discussão;

▪ Discussão: análise e apresentação de hipóteses e explicações para os resultados obtidos;

▪ Conclusão.

Relato de caso:

▪ Introdução: indique a razão da apresentação deste caso clínico;

▪ Relato do caso;

▪ Considerações finais.

3.4. As pesquisas com seres humanos ou animais devem ser aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa, respeitando a resolução 466/2012 do Ministério da Saúde. Tal aprovação deve ser explicitada no tópico “Métodos” do resumo.

3.5. Após o envio do resumo, não serão permitidas, sob qualquer hipótese, correções ou alterações no texto, devendo esse ser publicado exatamente como foi submetido.

A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição.

Atenção: todos os materiais produzidos sobre os trabalhos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder nenhuma alteração após a data limite para envio de trabalhos, incluindo grafia do título, corpo do texto ou autoria. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o trabalho. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.

3.6. Do formato dos Pôsteres

3.6.1. O formato do pôster deverá seguir as seguintes regras: conter apenas um slide no formato de 28x37cm, no modo retrato (vertical). Os trabalhos serão apresentados como pôsteres eletrônicos.

3.6.2. O arquivo do trabalho aprovado, deverá ser enviado em PDF ou no programa Word até 23/05/2024 impreterivelmente, pelo o site sopigo.com.br. Não serão aceitas trocas dos arquivos após finalização do processo de submissão.

3.6.3. O título deverá ser o mesmo do resumo. Usar letras maiúsculas. Abaixo do título, com letras menores, colocar os nomes dos autores e a instituição.

3.6.4. Colocar o número do Pôster de tamanho de fácil visualização, no canto superior ESQUERDO. Este número será fornecido pela SOPIGO na carta de aprovação do trabalho.

3.6.5. Fazer legendas para figuras e tabelas.

3.6.6. Nos trabalhos originais, apresentar introdução, métodos, resultados, discussão, conclusão e referências bibliográficas em seções separadas e destacadas

4. CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DOS RESUMOS

4.1. Trabalhos que não seguirem os critérios estabelecidos na Seção 2 e 3 deste Edital serão imediatamente desclassificados.

4.1.1 Da desclassificação: poderá ocorrer em qualquer etapa de avaliação do resumo, da apresentação ou somatória das notas dos avaliadores, se houver o registro de infração ética por um dos avaliadores. Ainda, se constar quaisquer formas de identificação da instituição ou membros do estudo no resumo ou comprovação de plagio ou repetição de apresentação, à comissão se resguarda a desclassificação sumária do mesmo.

4.2. Os resumos serão avaliados por uma Comissão formada por pesquisadores, médicos e/ou professores universitários, definida pela Comissão Organizadora.

4.4. O resumo obterá uma nota referente à média aritmética das notas individuais dos avaliadores, que será baseada nos seguintes critérios:

4.4.1. Relevância e Originalidade na área/especialidade;

4.4.2. Adequação da metodologia ao tipo de estudo e aos objetivos do trabalho;

4.4.3. Correspondência entre objetivos e conclusão;

4.4.4. Potencial aplicabilidade dos dados apresentados;

4.4.5. Redação do resumo e linearidade da descrição;

4.4.6. Adequação do corpo do resumo às normas dispostas no presente edital.

5. RESULTADO DA SELEÇÃO

5.1. Os trabalhos aprovados serão informados no mesmo site de inscrição no dia 13/05/2024.

A análise dos trabalhos é muito criteriosa e realizada por membros com expertise nos temas de maneira bastante justa. Portanto, a decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.

Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais. A comissão pode solicitar a apresentação desses documentos, caso julgue necessário.

O envio do trabalho representa o compromisso definitivo dos respectivos autores de estarem inscritos até a data de pagamento da inscrição indicada acima e participar do congresso.

A inscrição do trabalho implica na concordância do autor e dos coautores com as normas estabelecidas pela Comissão de Temas Livres para julgamento dele, bem como implica a autorização para sua reprodução por via impressa ou eletrônica em publicações de responsabilidade da SOPIGO. Prestem atenção às regras para preparação dos trabalhos. O trabalho será REPROVADO, caso estejam fora dessas regras.

6. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS ACEITOS

6.1. As apresentações em formato digital ocorrerão nos dias 07 e 08 de junho de 2024 no local da jornada

6.2. O pôster deverá ser elaborado a partir de um layout padrão que será disponibilizado junto com o resultado dos trabalhos aprovados.

6.3. Não haverá apresentação dos Pôsteres na forma impressa. Os mesmos ficarão disponíveis no momento do congresso para apreciação dos congressistas e da comissão avaliadora durante todo evento.

6.4. Os três trabalhos com as maiores notas em cada categoria (Ginecologia e Obstetrícia) serão apresentados de forma oral em sessão específica durante o congresso, para classificação final, no dia 08/06/2024.

6.5. Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados obrigatoriamente por seus autores, que terão disponíveis 10 minutos para apresentação e 2 minutos para responder perguntas dos avaliadores.

6.6. Além do pôster, os autores dos trabalhos selecionados devem utilizar de apresentação em slides.

6.7. É de responsabilidade dos autores selecionados para apresentação oral acessarem o site sopigo.com.br para maiores informações de data, local e horário da apresentação.

7. PREMIAÇÃO/ CERTIFICAÇÃO

7.1. O melhor trabalho, em cada categoria (Obstetrícia e Ginecologia), será premiado de acordo com avaliação, pela Comissão Organizadora, do resumo escrito e da apresentação oral.

7.2. A apresentação oral será avaliada de acordo com os seguintes critérios

7.2.1. Tempo de apresentação – cumprimento do tempo estipulado

7.2.2. Organização e estruturação da apresentação em slides

7.2.3. Concordância do conteúdo apresentado com o conteúdo do resumo

7.2.4. Analise dos dados e resultados

7.2.5. Desenvoltura oral

7.3. Os trabalhos que ficarem na segunda e terceira colocação também receberão certificação especial.

7.4 A critério da Comissão Científica, poderão haver trabalhos com Menção Honrosa certificada.

7.4. A participação de membros da Comissão Organizadora na submissão de Trabalhos Científicos somente é permitida como autores e coautores. Contudo, não poderão ser apresentadores de trabalho e nem concorrer à premiação, recebendo apenas a certificação do trabalho e, se for o caso de pontuação condizente, menção honrosa.

7.5. Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Congresso, desde que tenham o número estabelecido de autores inscritos.

7.6. A premiação ficará a critério da Diretoria da SOPIGO somente será informada no dia do encerramento da jornada durante a entrega do prêmio aos melhores trabalhos.

EVENTO DATA
Abertura para envio dos resumos online 13/04/2024
Último dia para submissão dos resumos 03/05/2024
Divulgação dos trabalhos aprovados e forma de apresentação 13/05/2024
Envio do pôster para o site da Sopigo 23/05/2024
Apresentação dos trabalhos 06 e 07 de junho/2024
Apresentação oral e Premiação 08/06/2024

Disposições finais: quaisquer itens não esclarecidos por tal edital serão deliberados por esta comissão. O fato isolado de submissão de um resumo para avaliação já corrobora a tácita aceitação de todas as regras desse edital.

Prof. Dra. Lia Cruz Vaz da Costa Damásio

Presidente docente da Comissão de Trabalhos Científicos da XIX Jornada SOPIGO

Ana Beatriz Ramos Mihome

Presidente discente da Comissão de Trabalhos Científicos da XIX Jornada SOPIGO

INSTRUCOES PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULARIOS

Formulário para submissão de resumos de temas livres

Este formulário é de preenchimento obrigatório por parte dos autores, sendo sua incompletude justificativa para desclassificação sumária do trabalho.

Página 1

TÍTULO DO TRABALHO: Informar título sucinto (até 250 caracteres), suficiente para se identificar o tema central do trabalho e/ou a pergunta a ser respondida por ele. Fonte da Letra em Arial e tamanho 12 em negrito, com parágrafo justificado.

FILIAÇÃO INSTITUCIONAL: Informar instituição (ões) envolvidas no desenvolvimento do trabalho, filiação (ões) do (s) autor (es) e/ou o (s) local (is) em que o trabalho foi desenvolvido. Fonte da Letra em Arial e tamanho 12 em negrito, com parágrafo justificado.

AUTORES: Informar nome completo, por extenso, dos autores. O preenchimento deste campo é responsabilidade exclusivamente dos autores do trabalho, sendo a base para a confecção dos certificados e dos anais. Caso haja mais de um autor, ordená-los proporcionadamente: 1º autor, 2º autor, 3º autor... O número máximo é de 06 (seis) autores. Sublinhar o nome do apresentador. O nome do orientador deverá ser o último da sequência e o co-orientador do trabalho, se houver, deverá ser o penúltimo nome listado. Caso haja conflito de interesses, deve ser explicitado nesse campo.

AUTOR PARA CONTATO: Informar nome completo do autor para contato, bem como de um coautor (caso haja), com seus respectivos endereços de e-mail e números de telefone. Apenas um e-mail será divulgado nos anais de resumos da jornada; outros dados serão de uso exclusivo da comissão organizadora do evento.

SUBESPECIALIDADE: Ginecologia ou Obstetrícia -explicitar a subespecialidade a que pertence o resumo submetido.

Página 2

TÍTULO DO TRABALHO: Enviar título idêntico à página 1. Fonte da Letra em Arial e tamanho 12 em negrito, com parágrafo justificado.

RESUMO DO TRABALHO: Deverá obedecer às normas para submissão de resumos, respeitando limite máximo de 2.500 caracteres (com espaço).

IMPORTANTE: Não deve haver, de maneira alguma, qualquer forma, direta ou indireta, de identificação dos autores do trabalho nesta página, implicando sua ocorrência em sumária desclassificação do trabalho submetido.

FORMULÁRIOS EM BRANCO

Página 1

TÍTULO DO TRABALHO

FILIAÇÃO INSTITUCIONAL

AUTOR (ES)

AUTOR (ES) PARA CONTATO

NOME:

E-mail:

Telefone 1: ( )

Telefone 1: ( )

SUBESPECIALIDADE

( ) Ginecologia ( ) Obstetrícia

Os autores aqui referidos responsabilizam-se, unanimemente, pela veracidade das informações apresentadas e pela originalidade do trabalho submetido, isentado a comissão organizadora da XXVIII Jornada Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia, bem como a qualquer membro ou funcionário da Associação Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia (SOPIGO), de quaisquer restrições relativas aos direitos autorais, bem como de responsabilidade e opiniões oriundas do trabalho apresentado.

Página 2

TÍTULO DE TRABALHO

RESUMO DO TRABALHO